terça-feira, 6 de julho de 2010

Programa Escola Ativa em Gravataí

A Secretaria Municipal de Educação de Gravataí com seu programa de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação, busca romper com a lógica de uma educação rural pensada por muitas décadas no contexto de valores próprios da cultura urbana, este desafio é o de construir o paradígma da educação do campo, produzir teorias, construir novas concepções, novos conceitos estabelecendo relações entre teoria e prática e promovendo autoria e protagonismo do aluno, do professor, da comunidade escolar, enfim todos os sujeitos do campo.
Neste sentido o Programa Escola Ativa veio contemplar as escolas multisseriadas do campo do nosso município, sendo um programa específico de apoio a estas escolas que atendem alunos da 1ª a 5ª série do ensino fundamental. Por iniciativa do Ministério da Educação (MEC), o Programa Escola Ativa é desenvolvido em parceria com Estados e Municípios de todo o Brasil e busca melhorar a qualidade do ensino.
Cada região tem sua identidade própria e esta proposta metodológica permite ao professor contemplar as especificidades de cada local, promove a participação da comunidade, valorizando a sua cultura.
A formação continuada no município atende ao público de gestores e professores de oito escolas municipais relacionadas abaixo:

E.M.E.F.Caldas Junior
E.M.E.F. Castro Alves
E.M.E.F.Conego João Cordeiro
E.M.E.F.Farroupilha
E.M.E.F. Humberto de Campos
E.M.E.F.Mariante Soares Pacheco
E.M.E.F. Padre Anchieta
E.M.E.F. Santa Cruz

A formação continuada acontece com um grupo de 21 educadores em dois encontros mensais, no Centro Administrativo Leste da SMED com acompanhamento nas escolas pelas assessoras pedagógicas responsáveis por este projeto conforme cronograma estabelecido.
Como culminância do ano de 2010, está previsto no mês de dezembro um seminário de oito horas com todas as escolas do campo, onde acontecerão relatos e mostras dos trabalhos desenvolvidos.
O monitoramento acompanha desde a sua implantação e a operacionalização, subsidiando o desenvolvimento pedagógico nas escolas.
A avaliação será contínua, sistemática e tem por objetivo contribuir para o fortalecimento do programa, comparando dados de desempenho dos alunos com os dados já existentes através de fichas de acompanhamento.
Já se percebe o avanço pelos projetos que as escolas apresentam através do Programa Escola Ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário